18 junho 2011

BEBÊS PREMATUROS!!!

Meu bebê nasceu prematuro. Ele vai ter problemas de saúde mais tarde?

Cada bebê é diferente, portanto não há uma resposta que sirva para todos. Quanto mais prematura tiver nascido a criança, maior será a probabilidade de ela ter alguma sequela.

O estudo britânico EPICure acompanhou bebês que nasceram até 25 semanas de gestação (o normal é a partir de 37 semanas, até 42, no máximo). Muitos deles não chegaram a sobreviver. Os outros foram observados até completarem 6 anos de idade. Os problemas mais comuns foram pulmonares, neurológicos e de desenvolvimento.

É importante lembrar, no entanto, que esse estudo avaliou os chamados superprematuros. Não há pesquisas tão abrangentes sobre bebês prematuros nascidos mais tarde. Em termos gerais, quanto mais tempo a criança ficar no útero, mais chance tem de crescer em perfeita saúde. O melhor prognóstico é para bebês nascidos depois de 33 semanas de gravidez.

Quais são os problemas de saúde mais comuns dos prematuros?

É comum que os prematuros tenham problemas respiratórios logo ao nascer. Isso acontece porque os pulmões não chegaram a amadurecer antes do parto. Assim, o bebê pode precisar de um aparelho de ventilação mecânica ou de um dispositivo menos agressivo, chamado CPAP (sigla em inglês para pressão positiva contínua das vias aéreas). Alguns bebês recebem alta com indicação de oxigenoterapia domiciliar, ou seja, ainda recebem oxigênio em casa, por algum tempo.

Há bebês prematuros que nascem com problemas cardíacos, que podem precisar de cirurgia. Logo depois do nascimento, os prematuros também ficam vulneráveis a hemorragias cerebrais, a infecções graves e a problemas intestinais. Os médicos e enfermeiros vão monitorar o bebê o tempo todo, num centro de terapia intensiva, para detectar rápido qualquer indicação de anormalidade.

Dá para saber se meu bebê vai ter problemas de saúde para o resto da vida?

Talvez o médico já tenha conversado sobre algum problema mais permanente. Se não, não há o que fazer, é preciso esperar para ver. A incerteza causa muita preocupação e ansiedade na família. Pais que já passaram por isso dizem que a melhor saída é não fazer muitos planos de longo prazo, ir vivendo um dia de cada vez, alegrando-se com as pequenas conquistas. Quanto mais cedo o bebê tiver nascido, e quanto menor ele for, maiores são os riscos. Lembre-se: cada bebê é de um jeito, e todo dia crianças surpreendem os médicos nas UTIs neonatais.

Meu neném é tão pequenininho... Ele vai ser sempre menor que as outras crianças?

No estudo britânico EPICure sobre prematuros, os bebês nascidos antes de 26 semanas de gestação eram menores e mais magros que as outras crianças aos 2 anos e meio. Crianças nascidas mais adiante na gestação têm uma chance maior de chegar à média ou até ultrapassá-la, mas algumas ficarão menores mesmo assim. Pelo menos até seu filho fazer 3 anos, o pediatra que o acompanha provavelmente vai levar em conta o fato de ele ter sido prematuro na hora de medi-lo e pesá-lo.

Meu prematuro vai sentar, engatinhar, andar e falar na mesma idade que os outros bebês?

Você vai precisar se adaptar à idade corrigida do bebê. Pense na idade do seu filho como se ele tivesse nascido na data prevista para o parto, ou seja, quando a gestação completaria 40 semanas. Assim, se o neném nasceu dois meses antes da data prevista, deve alcançar esses marcos do desenvolvimento dois meses depois que outras crianças que tenham nascido no mesmo dia que ele, mas com a gestação completa. Não se esqueça de que, mesmo para crianças nascidas no tempo certo, essas datas são muito variáveis: há crianças normais que andam aos 8 meses e crianças tão normais quanto que só vão andar com 1 ano e meio.

Se não houver nenhum outro problema de saúde, as diferenças provavelmente deixarão de ser perceptíveis mais ou menos por volta do segundo aniversário.

Ouvi dizer que bebês prematuros têm dificuldade de aprendizado quando entram na escola. É verdade?

Muito do que se fala sobre isso é resultado de estudos com bebês prematuros extremos, que correm mais risco de ter sequelas. Pelo estudo britânico EPICure, por exemplo, bebês nascidos com menos de 25 semanas de gestação tinham mais problemas de aprendizado e comportamento que crianças nascidas a termo. Mas os casos de prematuros extremos são mais raros, e cada semana que a criança passa a mais dentro do útero aumenta muito a chance de não apresentar esse tipo de sequela.

De qualquer maneira, observe atentamente o desenvolvimento cognitivo da criança, com a ajuda do pediatra e dos professores, para procurar ajuda logo, se ela for necessária.

É verdade que prematuros podem ter problemas de visão e até ficar cegos?

Prematuros correm o risco de ter uma doença chamada retinopatia da prematuridade, principalmente quando nascem com baixíssimo peso, menos de 1 kg. A doença é bastante comum, mas tem tratamento desde que acompanhada. Especialistas recomendam que prematuros tenham os olhos examinados com entre 4 e 6 semanas. O acompanhamento oftalmológico deve ser mais frequente que entre crianças nascidas com o tempo de gestação normal, porque também há um risco maior de outros problemas, como o estrabismo. A ação dos pais é importante, já que esse acompanhamento acontece quando o bebê já teve alta hospitalar. O ideal é levar o bebê a uma consulta ao oftalmologista a cada seis meses, até completar 2 anos, mesmo que ele não tenha tido retinopatia da prematuridade.

Quem mais pode ajudar meu bebê a se desenvolver normalmente?

Enquanto a criança estiver internada no centro de terapia intensiva, a equipe de enfermagem e os médicos podem orientar os pais. Não hesite em fazer perguntas. São eles que vão orientar você a cuidar do bebê quando ele for para casa. Pode ser que seu filho tenha mais de um médico especialista, se ele tiver feito alguma cirurgia ou precisar de tratamento específico. O nutricionista e o fonoaudiólogo podem ajudar com as questões alimentares, e o fisioterapeuta com o desenvolvimento físico.

FONTE:BABY CENTER DO BRASIL

Nenhum comentário:

Postar um comentário

meu guerreiro !!!

meu guerreiro !!!